Há praticamente um ano, a vida de todas as pessoas no mundo mudou de forma drástica. Com a chegada da dura e cruel pandemia da covid-19, todos tivemos que nos reinventar de alguma maneira. A maioria de nós não teve escolha com nossos trabalhos e compromissos, tendo a faculdade ou escola sendo transferidos para plataformas on-line, a fim de contribuir com a diminuição do contágio e colaborar com o isolamento social.
Partindo desse pressuposto, chegamos ao assunto, chave deste texto: o home office. Muitas pessoas já adotavam essa sistemática de trabalho, outras precisaram se adaptar diante das circunstâncias, mas a pergunta é apenas uma: como separar casa e trabalho, sendo que ambos ocorrem, agora, no mesmo ambiente?
Não é uma tarefa fácil, pois são notórias as inúmeras reclamações nos mais variados jornais e noticiários sobre pessoas que já não conseguem mais separar os ambientes e se sentem, estando em casa, como se estivessem no trabalho durante as 24 horas do dia.
Por isso selecionamos algumas dicas que irão ajudá-lo a separar seu tempo de trabalho do seu momento de descanso, embora no mesmo ambiente:
- Vista-se como se estivesse no trabalho: pijama e pantufa não combinam com esse ambiente. As roupas têm muita influência sobre nosso comportamento;
- Respeite seus limites e horários, faça pequenas pausas, mexa-se, isso exige disciplina, mas vai valer a pena. Planeje um horário para começar e terminar e procure cumpri-lo. Após essa hora, desligue e descanse;
- Home Office nos dá muita liberdade e autonomia. Não perdemos mais tempo no trânsito, no caso das grandes cidades, em alimentar-se na rua, etc. Tudo isso pode ser substituído por um estilo de vida mais saudável. Aproveite ter uma alimentação melhor, com frutas e comidas caseiras. O tempo, anteriormente gasto no trânsito, pode ser utilizado para preparar suas refeições;
- Trabalhe com mesa e cadeira ergonomicamente adequados para não prejudicar sua coluna e articulações. A luminosidade correta também é um fator importantíssimo;
- Seu escritório deve ser montado em um lugar silencioso, limpo, organizado e tranquilo. Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume e barulhos demasiados não combinam com home office.
Para finalizar a dica mais importante de todas, home office não é para todo mundo. Até porque algumas funções nem permitem essa modalidade de trabalho. Porém se, no seu caso, o home office é favorável, cabe a você decidir se quer adotá-lo como forma de trabalho no momento pós-pandemia ou não.
Se seu perfil se encaixa no home office, então você precisa ter um ambiente propício em casa, uma família disposta a colaborar e um local adequado. E vá em frente! Afinal, esta pandemia serviu para nos ensinar que mudanças para melhor são sempre muito bem-vindas.
Milene Rita Fracasso Grigol